O que incluir no seu plano de negócios?



Diz o ditado: “Se você sabe em que tipo de negócio está, o planejamento estratégico é um jogo de crianças”. Se você é proprietário de uma empresa, precisa descobrir o valor do planejamento e da preparação do seu negócio..

Quando você está começando seu negócio, as partes mais criativas e emocionantes podem ser tentadoras. Mas é imprescindível que você construa a base sólida primeiro. Você precisa criar um plano de negócios para sua empresa.

Eu sei! É chato pra caramba! Mas um plano bem elaborado será seu roteiro para o sucesso.

Planos de negócios podem ser intimidantes, mas não é tão complicado quanto parece. Pense nisso como montar um quebra-cabeça: você só precisa ter as peças certas.

Descrevi abaixo as peças essenciais para montar um plano de negócios.

Os planos de negócios variam de acordo com seu tipo de negócio e nas intenções do plano.  Mas essas peças essenciais ajudarão você a começar. 

Bom planejamento!

1. Forneça uma visão geral de sua empresa

Primeiro você precisa fornecer uma visão geral de sua empresa, um resumo onde você deve abordar os fatos que fazem seu negócio funcionar antes de entrar em coisas como orçamentos e estratégias de marketing.

Qual é modelo do seu negócios? Você é uma empresa de sociedade ou empreendedor individual? Qual é a sua missão e propósito? Onde será a localização? Qual é a forma de fazer negócios? Será uma plataforma online ou um local físico?

Você pode se sentir perdido com essas perguntas no início e isso é totalmente normal. Basta fazer algumas pesquisas e anotar seus conceitos básicos de negócios. 

2. Produtos e serviços

Para ter um negócio, você obviamente precisa oferecer algo aos clientes. Portanto, seu plano de negócios também deve descrever seus produtos e/ou serviços. Identifique as necessidades e interesses específicos de um grupo dentro de um setor (o nicho de mercado) e isso pode te ajudar a conquistar mais sucesso e autoridade para o seu negócio.

É interessante criar categorias para seus produtos e serviços para fins de organização. Ao fazer isso, escreva uma breve descrição de cada produto ou serviço. Isso torna o plano de negócios detalhado e facilita concluir outras ramificações.

3. Um plano de marketing digital bem elaborado é mais do que essencial

O plano de marketing é um documento que possui informações chave para sua empresa como quais serão seus objetivos, seus concorrentes, ações que serão aplicadas, público-alvo e persona, ferramentas a serem utilizadas e todos os outros detalhes importantes para a execução das campanhas de marketing.

Identifique o nicho de seu negócio e descreva seus produtos e serviços. Quanto você cobrará e quais os critérios utilizados para estabelecer esse preço? Você pode fazer pesquisas que ajudem a identificar quanto que seus clientes estarão dispostos a pagar pelo seu produto ou serviço.

Como exatamente você alcançará esses clientes? A parte de marketing de seu plano de negócio inclui estratégias que você planeja implementar para comercializar seu negócio para compradores em potencial. Uma campanha envolvente de mídia social ou anúncios em banners em sites e blogs direcionados são boas opções

O marketing mudou muito nos últimos anos. Panfletos, outdoors e propagandas na televisão são meios ultrapassados de comunicação. Se quiser estar junto do seu público, você precisa estar na internet. A maioria das pessoas possui acesso à internet 24h por dia. Então, divulgar sua empresa na internet é fundamental para seu crescimento.

4. Análise de mercado

Para alcançar seus clientes de maneira eficaz, você precisa saber exatamente quem eles são. Descreva seu setor e como ele se encontra atualmente. Pesquise o tamanho do seu setor, quaisquer tendências notáveis ​​e o a projeção de crescimento.

Outra parte importante de sua análise de mercado é identificar seu cliente-alvo. Que gênero você atinge? Em que faixa etária eles se enquadram? Quais são seus comportamentos e características? Onde eles gostam de obter suas informações? Isso ajuda a garantir que seus esforços de marketing irão atingir o público correto e de maneira adequada.

5. Análise competitiva

Existe muita competição no mundo dos negócios. Por isso é extremamente importante saber sobre e quem exatamente são seus concorrentes diretos. Descreva esses concorrentes atuais, bem como alguns outros fatos sobre seus negócios. O que eles fazem de melhor e o que eles poderiam melhorar?

Além disso, pense no que exatamente o diferencia desses concorrentes. Seus produtos são de qualidade superior? Você é especialista em um nicho muito particular? Você tem mais experiência e conhecimento? Determine o que o diferencia e, em seguida, descreva os métodos que usará para se destacar de forma consistente.

6. Plano Financeiro

A parte mais preocupante e que alguns temem é o orçamento. Aqui deve conter toda e qualquer informação financeira que seja relevante para o seu negócio.

Se você está usando seu plano de negócios para abordar um investidor ou banco, primeiro estabeleça o valor necessário para iniciar e manter seu negócio. Além disso, você deve descrever todas as despesas comerciais previsíveis, como suprimentos, salários, seguros e honorários profissionais.

Quais são suas receitas? Qual é o seu ponto de equilíbrio? Seu orçamento deve detalhar o dinheiro que está saindo e também o dinheiro que está entrando. 

Você deve demonstrar que analisou sabiamente sobre os melhores lugares para gastar seus centavos em benefício de sua empresa pois provavelmente, os investidores não irão jogar dinheiro em um negócio mal planejado.

Essa etapa envolverá cálculos frustrantes, mas goste ou não, as finanças são basicamente a essência de todos os negócios.


Elaborar seu plano de negócio pode ser intimidante, e também emocionante! Em vez de pensar como um aborrecimento, pense nisso como o primeiro passo na realização de um sonho


Comentários